Chow Chow
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» CHOW CHOW EM APARTAMENTO
Cuidados com o pêlo EmptyDom Jul 30, 2017 10:42 am por Marcia

» Duvidas, Sou Nova Aqui!
Cuidados com o pêlo EmptyQua Dez 09, 2015 8:13 am por Vanessa

» Pedido de informação
Cuidados com o pêlo EmptyTer Dez 08, 2015 5:46 am por Vanessa

» Padrão da Raça
Cuidados com o pêlo EmptyTer Dez 08, 2015 5:35 am por Vanessa

Patrocinadores
https://maiapet.pt/ - tudo para o seu animal de estimação!!!

Cuidados com o pêlo

4 participantes

Ir para baixo

Cuidados com o pêlo Empty Cuidados com o pêlo

Mensagem por Sansoni7 Sex Jun 26, 2009 1:55 am

De um site brasileiro, retirei isto:

Introdução


Sem pelo não há Chow. Essa frase nunca foi afirmada, mas na última década, seu real significado tornou-se evidente. Os norte-americanos chegaram à conclusão que a associação do “Scowl” (expressão típica do Chow), com a pelagem abundante do Chow moderno e a popularidade da raça em si, é de vital importância para os criadores e expositores. Em todos os campos de trabalho a prática é essencial e a rotina constante simplifica. Preparando este material, tentei detalhar cada fase dos cuidados com o Chow e sua pelagem.
A pelagem magnífica dos Chows é basicamente herdada, mas é mantida em sua magnitude pelo proprietário que goste de cuidá-los. Se você não gosta de cães com pelagem abundante, o Chow definitivamente não serve para você. O hobby de se criar cães exige um sistema de conhecimento. Aqueles que necessitam de paciência para se tornarem hábeis e peritos dificilmente conseguirão logo de cara os prêmios mais importantes. O expositor que conseguiu “Best in Show” gastou muitos anos de trabalho e quilometros de estrada. Ele lhe dirá que durante seu caminho, muito dificultoso, adorou cada passo dado para alcançar seu êxito. Nunca sinta-se envergonhado pelo fato de ser um novato - todo mundo tem que começar dessa forma! Está na hora de aprender e se você assimilar bem todas as informações tornar-se-á um perito na raça em questão..

Iniciando

O assunto aqui em pauta, o GROOMING (o ato de embelezar a pelagem do Chow) e os cuidados necessários para com os Chows não serão dominados do dia para a noite. Suas sessões diárias de GROOMING farão com que você se torne eficiente e é justamente quando a prática e rotina complementam este quadro. O mais importante no GROOMING é conhecer as virtudes e falhas de seu cão. Os pontos positivos podem ser apagados e os negativos acentuados. Para que seja efetuado corretamente você deverá saber qual parte melhorar e qual corrigir. Um criador conhecido disse uma vez uma frase direta e objetiva: “é tarefa do expositor esconder as falhas de seu cão e a do juiz a de encontrá-las”. Nenhum cão é PERFEITO - todos nós somos conscientes, mas os cães não devem ter suas falhas obviamente exibidas, já que seus expositores descuidaram de suas adequadas preparação e apresentação. Para muitos proprietários, a emoção do GROOMING no Chow Chow até que ele se torne impecável para a “fotografia” é somente ultrapassada pela emoção de vencer. O ato de criar um belíssimo animal faz feliz qualquer proprietário, portanto, paciência, prática e rotina são o que tornam possível a criação da beleza. Não posso torná-lo com essas informações um Groomer profissional. Você deverá estar equipado com escova adequada e praticar conforme está descrito aqui. A cada dia de trabalho, sua habilidade melhorará. O que no início parecerá difícil de se absorver, um dia será simples rotina. Seu progresso deve ser o estimulante na insistência de sua busca de ter-se o mais belo cão pronto para a exposição. Algumas pessoas permanecem novatas para sempre e podem manifestar conhecimento na raça que criam, mas seus cães certamente demonstrarão o contrário. Não siga com o objetivo de estar sempre “por aí” dentro do mundo das exposições. Possua, crie bons cães e ganhe. Aprenda o GROOMING de seu Chow e deixe-o em seu melhor e máximo estado físico lembrando-se sempre que a primeira impressão é a que fica. Você não irá ganhar em todas as exposições mas não pense que a derrota ocorreu porque falhou durante os cuidados, não deu o máximo de si mesmo.

Limpeza do Pêlo

Há três métodos para limpar o pelo do Chow Chow - todos eficientes.
O “Shampoo Seco” funciona melhor em filhotes. O filhote troca sua pelagem de filhote para adulto e o banho em banheira pode causar a perda da pelagem e assim por diante a impossibilidade de levá-lo às exposições. Usa-se o shampoo seco (spray próprio tipo moussy) da seguinte forma: em forma de spray coloque a espuma por todo o corpo do filhote. Com seus dedos trabalhe o pelo com a espuma, seque com secador ar frio ou pouco quente e em seguida complete com a escovação, usando sempre uma boa escova de pino*. A escovação deve ser sempre feita da pele para fora. Essa é a forma mais segura e que torna seu cão similar a uma nuvem de pelo.
O segundo método para a limpeza de seu Chow é o do “pano quente”, excelente no inverno. É óbvio que o resultado não pode ser comparado ao do banho completo, mas assim mesmo deixa seu cão em condições ótimas para a apresentação. Coloque um pano macio em um balde de água quente até que se molhe completamente. Retire-o e torça-o para retirar o excesso de água. Antes que esfrie esfregue-o bem em todo o corpo de seu Chow, mantendo-o sempre quente. Troque a água sempre. Quando ela estiver limpa você saberá que seu Chow também o estará. Com uma toalha seca enxugue o excesso de água e após seco com secador ar frio, poderá escová-lo e proceder o GROOMING completo. O Chow de cor preta tem mais óleo no pelo que o vermelho. Adicione à água quente uma colher de amônia para cada Quarta parte do balde. Ajudará a remover o óleo e a pelagem preta de opaca ficará brilhante. Os Chows que são escovados regularmente e que vivem em locais limpos não necessitam de banhos frequentes, a menos que estejam participando de exposições.** Quando há a troca de pelo (geralmente duas vezes por ano) o banho e a escovação ajudarão a remover o pelo morto e mesmo sem pelagem abundante sua aparência será a melhor possível.
O terceiro método é o banho convecional. Com a troca de pelo o ideal é banhá-lo com água morna. Água quente faz com que a perda de pelo seja muito maior. Quando está participando de exposições regularmente, dê-lhe um banho três ou quatro dias antes, sem riscos de prejudicar seu cão nem sua pelagem. Existem no mercado excelentes shampoos, o importante é retirá-los totalmente da pele e do pelo, não deve-se deixar resíduos! Controle muito bem abaixo da cauda, traseiro, pescoço, entre as orelhas e olhos. Resíduos de shampoo podem causar irritação da pele e até dermatites. Após lavar seu Chow por completo, deixe-o sacurdir-se e logo após comece a secá-lo com uma toalha seca. Ao usar o secador nunca use ar quente, pois prejudica a pelagem. Use ar frio ou morno.

Escovação


Escove-o enquanto o seca com o secador, é dificultoso porém o resultado é surpreendente. O ideal é trabalhá-lo por camadas, da cabeça até o posterior. Os admiradores dos Chows desanimam às vezes pelo trabalho que a pelagem exige, portanto quando se tem um deve-se trabalhar. Alguns minutos por dia são suficientes para mantê-lo impecável. O GROOMING diário, ou seja, uma boa escovada para remover a poeira e estimular a pele fará que seu Chow tenha uma aparência refrescante. Outra maneira de remover a poeira é usando-se o secador no ar frio e passá-lo por todo seu corpo e cabeça. Se seu Chow está paticipando de exposições, um GROOMING mais detalhado deverá ser feito, pelo menos uma vez por semana. Controle os olhos, orelhas, boca e patas. Na troca de pelo, o pelo morto deve ser removido, pois se deixado, pode resultar em sérios problemas de pele. Em relação aos nós, mesmo caso. Para a retirada de nós em volta da orelha, borrife-os com talco e remova-os com escova ou pente, tomando cuidado para não machucar o animal. Acúmulo de sujeira, pelo morto e nós podem atrair moscas e carrapatos, causando uma quantidade enorme de problemas. Um Chow limpo, que vive num ambiente limpo, alimentado com ração bem balanceada raramente terá problemas de pele, assim como eczemas ou dermatites.

Equipamento

Mesa, Escova de Pinos (Escova com alfinetes espaçados e sem cabeça), Pente de metal, Tesoura, Cortador de unhas adequado e Borrifador com água destilada.

Filhote

É importante que o filhote acostume-se com o GROOMING o mais cedo possível. Outro fator importante: acostume o filhote a ficar deitado na mesa para a escovação. O filhote bem treinado desde cedo vai lhe pedir pela sessão de GROOMING. Se o proprietário desenvolver com prazer esta tarefa, com certeza será um momento especial entre ele e seu cão - uma troca mútua de amor que refletirá de uma forma favorável para o temperamento do animal.


Como fazer o Grooming

Comece borrifando uma leve camada de água destilada (encontra-se em qualquer farmácia). Escove as laterais das pernas e virando-o de barriga para cima repita na parte interna. Assim fica mais fácil escovar barriga, pescoço e a parte interna das pernas. O Chow deve estar relaxado e não aborrecido. A pelagem deve ser escovada por camadas à partir da raiz para fora, muito delicadamente. O sub-pelo não deve ser removido. Escove seu corpo primeiro, quadril traseiro. Deixe por último a cabeça e a cauda. Complete com uma boa escovada sentido contrário para dar o toque final. Na cabeça pode-se usar um pente de metal com dentes separados aproximadamente 5 mm. Atrás das orelhas o pelo é mais fino e tendencialmente é o melhor local para a formação de nós. Com uma boa chacoalhada o próprio Chow fará com que o pelo caia na correta posição.

O Trimming

Quando completo o GROOMING, há mais um detalhe chamado pelos ingleses de “tidying up” (um toque de elegância). Significa trimar o excesso de pelo nas patas e jarretes, ou em qualquer outra parte que prejudique de uma certa forma o equilíbrio e harmonia de seu Chow. O trimming acentúa os pontos positivos e melhora a aparência natural. As patas são chamadas de patas de gato devendo o Chow estar bem apoiado sobre as próprias. Muito pelo abaixo das patas pode prejudicar seu caminhar. Deve-se aparar o pelo excessivo abaixo das patas, por entre as almofadas e em volta delas. Apare também o pelo longo dos jarretes para que a ossatura fique em evidência. Use o pente por camadas puxando o pelo para cima e para fora. Com uma tesoura corte o excesso. O pelo voltará ao seu lugar por si próprio. O trimming requer prática e caso não saiba executá-lo procure alguém experiente. Se o pelo longo do posterior não for trimado prejudicará a movimentação do Chow em exposições. Apare devagar, um pouco por vez - lembre-se que não poderá voltar atrás! Se a barriga de seu Chow tiver pelagem longa para baixo, pode-se cuidadosamente apará-la com a tesoura, evidenciando a altura em sua aparência geral. O Chow correto deve ter uma boa e alta inserção da cauda e posterior “curto”. O GROOMING incorreto pode fazer com que a inserção da cauda dê a impressão de ser baixa e traseiro longo. Para melhorar esses pontos, trime o excesso de pelo que cai para trás no começo da cauda perto da base acima do ânus com uma tesoura. Lembre-se que procedendo dessa forma estará apenas mostrando uma inserção alta de cauda e não fazendo alterações no padrão

Cuidados Especiais

As unhas devem ser mantidas curtas, portanto deverá cortá-las semanalmente ou quando for necessário. É importante acostumá-lo desde cedo, caso contrário fica muito complicado depois de adulto. Tome cuidado para não cortar a veia da unha, pois pode causar sangramento.
Por último limpe sua face. Com um pano úmido remova a sujeira e o pelo morto. Os olhos devem ser diariamente limpos com lenços de papel. Lembre-se que o entropion pode desenvolver-se a partir de poeira e sujeira. Os olhos nunca poderão estar úmidos numa exposição.
Os ouvidos devem ser limpos uma vez por semana com algodão e álcool e os pelos no interior das orelhas nunca deve estar oleoso.
Outro detalhe: os bigodes dos Chows devem ser cortados, pois a aparência do focinho melhora muito.

Considerações Finais

Cuidado e carinho são as palavras chave para um bom GROOMING. A cada passo perceberá seu progresso. Você e seu Chow formarão um time que poderá receber os méritos e louvores que merecem!

In http://www.chow.com.br/grooming.php
Sansoni7
Sansoni7
Chow Veterano
Chow Veterano

Idade : 61
Localização : Porto
Data de inscrição : 30/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o pêlo Empty Re: Cuidados com o pêlo

Mensagem por LucyChumi Ter Jun 30, 2009 8:50 am

Muito bom... e util.

Obrigada:-)
LucyChumi
LucyChumi
Administrador
Administrador

Idade : 41
Localização : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 15/01/2008

https://chow-chow.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o pêlo Empty Preciso de orientação!!!

Mensagem por Vanessa de Oliveira Seg Jul 15, 2013 1:16 am

Olá eu sou nova por aqui e preciso de uma ajuda...
No começo do ano ganhei uma Chowchow femêa, hoje ela esta com 9 meses e estou preocupada com ela porque ela bebe muita agua e com isso o pêlo debaixo do pescoço vive molhado. Gostaria de saber de vocês que criam chowchow o que vocês fazem para que isso não ocorra? O que devo fazer? Cortar o pêlo debaixo do pescoço seria a solução???
Tenho medo de fungos e queda do pelo dela...
Desde agradeço a atenção.

Vanessa de Oliveira
Chow Bébé
Chow Bébé

Data de inscrição : 15/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o pêlo Empty Re: Cuidados com o pêlo

Mensagem por celso campos Seg Ago 26, 2013 8:09 pm

Olá Vanessa,
Uma coisa que pode ajudar e colocar a vasilha de água um pouco supensa (a altura um palmo abaixo da boca) assim qdo for beber água ela não encostará a gola de pelos,como não encontra suporte de tamanho e altura eu improvisei o meu com suporte de vaso, espero ter ajudado

celso campos
Chow Bébé
Chow Bébé

Data de inscrição : 26/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o pêlo Empty Re: Cuidados com o pêlo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos